quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diploma de Jornalismo

Esses dias, vagando pelos blogs alheios, li a postagem de uma menina (estudante de jornalismo) onde ela falava algo do tipo: " sem saco pra ir as aulas, mas pra que ir? O diploma não é obrigatório mesmo!" aaah gatona, vai ser burra assim na casa do chapéu, como diria a minha avó. Não precisa de diploma, mas precisa de cérebro! E eu digo 'burra' por diversos fatores:
1° - Esse assunto já foi debatido diversas vezes, e as empresas continuam afirmando que não irão contratar profissionais sem diploma, por motivos óbvios. Ser jornalista não é apenas escrever, escrever por escrever é fácil. Nossos quatro anos de (muito) estudo serve justamente para aprendermos a verdadeira essência da nossa profissão, a de informar para transformar! A experiência é importante sim, porém levaremos em nossa bagagem informações preciosas de técnica, como as leis de ética, tão importantes.
2° - É tão fácil reclamar da vida ? Reclamar do cachorro, da mãe, do namorado, do chefe... E o que você faz pra mudar isso? Fica em casa vendo a vida passar, resmungando com as paredes e escrevendo abobrinha (mais uma gíria da minha ) no blog. Porra cara, vá fazer a diferença! O diploma não é mais obrigatório? Então mostre seu diferencial, faz alguma especialização, alguns cursos... Além disso, devemos provar a cada momento a diferença do nosso textos (estudantes) para o texto do Zé da esquina. Devemos nos esforçar ao máximo para mostrar que não seremos profissionais medíocres, e que os nossos anos de aprendizado fez a diferença sim! Ou você vai querer ser pra sempre apenas mais um "acessório da sala"?
3° - Somos nós que fazemos a "publicidade" do curso, se sairmos por aí falando mal de nossa futura profissão quem irá nos levar a sério? Se você não acredita na importância de estudar para ser um jornalista de verdade, quem vai acreditar?
Eu precisava desabafar isso... Pronto, falei! rs

Nenhum comentário: